27 de junho de 2012

Resenha: Livro Jogos Vorazes


Boa Noite queridos Leitores,

Como já devem ter lido acima, hoje falarei sobre um dos livros que mais chamaram a minha atenção ultimamente: Jogos Vorazes!

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

Este livro nos conta a história de Katniss Everdeen, uma garota que mora com sua mãe e sua irmã no distrito 12 e que teve que amadurecer por conta da morte de seu pai. No decorrer da história, narrada pela própria Katniss, podemos saber mais sobre como é a vida no distrito e todos os pensamentos que passam pela sua cabeça.
Algo que achei um pouco sem sentido no livro é a forma como Katniss trata sua mãe. Um tanto quanto frio. Mas isso vai mudando conforme a história vai se passando.
É o dia da colheita, dia em que a Capital seleciona seus tributos para os Jogos Vorazes, nela, a irmã de Katniss é selecionada para participar dos Jogos e, como era de se esperar, a nossa heroína se torna voluntária para proteger sua irmã.
Achei essa parte emocionante, não apenas no livro, mas também no filme. A preocupação que ela sente e o amor que tem por sua irmã que fazem com que se arrisque nos Jogos é totalmente de deixar qualquer um emocionado.
Para quem ainda não leu o livro, mas assistiu ao filme, recomendo que leiam, pois, na minha opinião, o filme foi bem fiel ao livro retirando apenas alguns detalhes e mudanças que valem a pena descobrir.
A parte que nos deixa sem fôlego com certeza é a dos Jogos, onde Katniss luta para sobreviver e também começa uma batalha com seus sentimentos relacionados ao seu melhor amigo Gale e ao seu companheiro nos Jogos, Peeta Melarck.
A trama é cheia de ação, romance e suspense. Suzanne Collins consegue prender o leitor do início ao fim, fazendo com que a cada parágrafo tenhamos sentimentos diferentes como pena, raiva, amor entre outros. Passamos a segunda parte do livro totalmente desesperados para saber o que acontecerá com Katniss.
Pois é, mesmo tendo assistido ao filme bem antes de adquirir o livro, ainda me senti totalmente desesperada com os momentos de tensão.
Super-recomendo Jogos Vorazes para você, leitor, que gosta de um bom livro, uma boa escrita e de uma trama que te prende até tirar todo seu fôlego.

Grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário